Wednesday, October 21, 2009

Como arrumar a mala

Avalie: 
Muita gente chega no meu blog procurando informações sobre como arrumar a mala. Esse pode parecer um assunto simples, mas pesquisando sobre, acabei descobrindo que é bastante complexo. Então vou tentar fazer um apanhado geral sobre o que você precisa saber para fazer a mala ideal, desde o que colocar na mala até como arrumá-la. Vamos lá:

A escolha da mala:
A escolha da mala certa é fundamental, e ela depende do objetivo da sua viagem. Existem basicamente 3 tipos de malas: o mochilão, que se carrega nas costas; a mala sem rodinha; e a mala de rodinhas com alça retrátil.

O mochilão é mais indicado em viagens de aventura, acampamentos ou para quem vai "mochilar" (visitar vários países ou várias cidades em um curto período). Existem dois tipos de mochilas, as cargueiras - com mais espaço para bagagem e ideal para viagens mais longas - e as de ataque - mais compactas, ideais para viagens curtas e situações exigem agilidade. O peso ideal da mochila irá depender do tamanho e da capacidade física da pessoa. Em geral, as mochilas de 60l comportam bem as roupas e objetos pessoais.
Existe uma série de considerações a se fazer antes de se escolher a mochila. Você pode ler um pouco mais sobre isso no site da 360 graus.

A mala sem rodinha e com rodinha exercem a mesma função. A principal diferença entre elas é o conforto. Ambas são indicadas para aquelas viagens tradicionais, em que o destino pós-aeroporto é o hotel. A mala com rodinhas só é mais fácil de carregar.

O que colocar na mala?
A peça chave aqui é escolher roupas básicas que combinem entre si, evitando levar aquela blusa que só combina com aquela calça e que só combina com aquele sapato. Quanto mais peças neutras você conseguir levar, melhor.

Calças e shorts costumam sujar menos que blusas. Portanto, segure seu impulso e não coloque todas as suas calças na mala. Uma ou duas calças jeans (dependendo do tempo da viagem) são suficientes. Complete o visual com as blusas, que ocupam menos espaço. Sapatos também devem ser muito bem escolhidos. Como ocupam muito espaço, deve-se levar no máximo 3 pares, incluindo tênis, salto e chinelo. Leve também um "pretinho básico" para o caso de uma saidinha à noite num lugar que exija que você esteja mais bem vestida.
Acessórios são permitidos, já que normalmente ocupam pouco espaço e podem ser colocados nos cantos das malas.

No caso das malas masculinas, tudo fica mais simples, já que eles são mais básicos por natureza. Mas a regra é a mesma. Escolher roupas que combinem entre si é sempre fundamental.


Como arrumar a mala?
E finalmente, chegou a hora de colocar tudo na mala escolhida. Recomenda-se que isso seja feito 3 dias antes da viagem, para que dê tempo de lembrar de tudo o que você possa estar esquecendo, ou comprar as coisas que faltam.

Existem 2 jeitos de se arrumar uma mala: um para fazer caber tudo, e outro para amassar o menos possível.

Para caber tudo:
Coloque meias, cintos, e tudo o que for pequeno dentro dos sapatos. Coloque os sapatos no fundo da mala, ou nas laterais. Depois coloque as peças pesadas (jeans e casacos) dobrando o menos possível para ocupar menos espaço. Quanto mais dobradas essas peças forem, mais espaço elas ocupam.
As peças mais leves, como camisetas, shorts e saias, podem ser dobradas ou enroladas, que assim elas ocupam pouco espaço. Aí é só ir encaixando uma na outra. Peças íntimas e acessórios que não foram pra dentro dos sapatos ficam por último, e são encaixados nos espaços que sobrarem.

Para não amassar:
A diferença aqui é que você vai estender suas blusas com as mangas para fora, empilhando-as. No meio, vai fazer um núcleo com meias e roupas íntimas, e depois vai dobrar as mangas por cima desse núcleo, como se elas estivesse abraçando as meias.

Não se esqueça de colocar coisas líquidas como shampoo, condicionador, sabonete líquido e outros cosméticos em sacos plásticos ou necessaires que você tenha certeza de que não vaze. Não há nada mais desagradável que chegar ao seu destino e descobrir que suas roupas estão todas sujas de shampoo. Lembre-se também de que em viagens internacionais todos os líquidos (incluindo pasta de dentes) devem ser despachadas e não devem ser carregadas na mala de mão.

Também não se esqueça de identificar claramente a sua bagagem com uma fita bem chamativa, e coloque um identificador com seu nome e um telefone de contato, para caso ela seja extraviada ou pega por engano por outra pessoa. Existem muitas pessoas com malas semelhantes, e muita gente desatenta por aí. Muitas vezes as pessoas pegam malas alheias e nem é por má fé. Se a sua mala não estiver identificada, ela não terá como te achar.


Sites consultados:
360 graus
Estilo de vida
Superinteressante

3 comments:

Unknown said...

(Meu primeiro comentário aqui - parabéns pelo blog!) :D

Acrescento que, para quem faz viagens curtas de aviao, sem despachar mala (ou por praticidade ou porque viaja com companhias baratas, que cobram a mais para despachar mala, como a Ryanair, EasyJet, Vueling), que sempre deixe os líquidos juntos em um lugar fácil de pegar, porque para passar na esteira tem que tirar da mala e mostrar.

Tem o limite de 10 volumes de no máximo 100 mL cada, e em aeroportos mais chatos (como em Londres) eles exigem que estejam naqueles saquinhos de congelar comida (que tem o fecho zip). Em geral eu levo em uma necessaire transparente, mas de zíper (porque eu arrebento os saquinhos muito rápido! hehehe).

E para meninas - talvez uma mochila de 60L seja muito pesada - eu particularmente uso uma de 45+10 (45L expansíveis para mais 10L) e já consigo deixar bem pesadinha... entao dependendo de quao forte vc é, talvez seja melhor uma um pouco menor! hehehe :D digo isso porque eu carrego o mochilao e quando viajo de trem eu levo uma outra "mochila de mao" (já que nao tem limite de bagagem), entao eu passo fácil dos 60L, mas tenho amigas que nao conseguem carregar mochilao assim, aí o jeito é levar mala de carrinho mesmo!

De resto, thanks pelas dicas!
Já anotei pra minha próxima viagem
:D

thais said...

É verdade! Eu nunca viajei sem despachar malas, então nunca tinha me deparado com essa questão. Obrigada pelas dicas.
Abraço,
Thais

Cristina said...

Olá! Parabéns pelo blog, venho visitando de vez em quando! Adorei as dicas! Para não correr riscos de malas extraviadas e viajar tranquila, sempre viajo somente com bagagem de mão.
Neste vídeo dou dicas de como montar uma mala compacta para uma viagem a Europa no outono ou primavera! Pode ajudar muitos passageiros.
Este é o vídeo (Parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=i_zmrWKRXGI e Parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=b2pP1ZrOX40)
Abraços,
Cristina Marinho