Thursday, November 19, 2009

Câmera filmadora

Avalie: 
Dia desses decidi que queria levar uma câmera filmadora pra viagem. Ia pegar emprestada de uma amiga, mas fiquei sabendo que a câmera dela não era muito legal. Além do mais, eu não fico muito à vontade em sair por aí com coisas dos outros - principalmente coisas caras. Então concluí que o melhor a fazer era comprar uma.
Quando comecei a pesquisar os preços, percebi a dificuldade que eu teria: eu não entendia absolutamente NADA sobre câmeras filmadoras. Achei que fosse uma coisa mais simples, até relativamente parecido com câmeras fotográficas, que é uma linguagem que eu entendo melhor. Mas não é nada disso. Algumas coisas até tem relação, mas o começo de tudo já é complicado: o método de armazenamento de informação na câmera. Existem vários tipos. E dentro desses tipos, vários preços. Sem ter a menor idéia do que significava mini-DV, mini-DVD, HDD, CCD, e outras siglas, já estava quase entrando em pânico quando me lembrei que tem um amigo meu que trabalha com vídeos. Mandei um email pra ele perguntando qual era a câmera mais razoável que eu deveria comprar pagando o mais barato possível. Aí ele me explicou o que cada coisa significava e me ajudou a procurar o melhor pelo menor preço.

Eu sei que o assunto foge um pouco do escopo do blog, mas como acho que pode interessar a quem esteja indo viajar, vou passar aqui um pouco do que eu aprendi, caso alguém esteja com as mesmas dúvidas que eu. Aí vai:

As câmeras filmadoras, como eu já comentei, possuem diversos tipos de armazenamento de informação. O que o pessoal gosta, mas que meu amigo especificamente NÃO me recomendou, é o mini-DVD. Ele tem o conveniente da informação ser gravada diretamente em mini-dvds, como diz o nome, e você pode tirar da sua câmera e colocar direto pra tocar no seu player. Mas os inconvenientes são vários. Primeiro que o tempo de gravação de um dvd desses é pequeno (se eu não me engano, são 40 minutos), e aí você vai ter que ficar carregando vários dvds na bolsa. Outro problema é que, pelo menos as pessoas com bom senso, não vão mostras os vídeos inteiros pras outras pessoas. Vai ter que rolar uma edição. E aí você vai ter que jogar tudo pro seu computador, fazer a edição e regravar em um dvd. Ou seja, mais material pra ficar guardado. Quanto à qualidade de gravação, eu não tenho certeza, mas acho que ele não é dos melhores. Mas disso eu não tenho certeza.

Outra opção é o Mini-DV, que são fitinhas magnéticas que cabem 60 minutos de filmagem (ou 90 no modo estendido). Não é lá muito diferente do que o DVD, mas meu amigo disse que o Mini-DV é melhor que o dvd. O problema dele é que está se tornando obsoleto, e logo deve sair de circulação. O mini-DV foi a porta de entrada das gravações digitais (DV = digital video). Para visualizar a sua gravação, assim como todas as outras mídias, com exceção feita ao dvd, você tem que jogar tudo pro computador e depois gravar em dvd.

Existe ainda a memória flash, que é o equivalente aos cartões de memória das máquinas fotográficas. A quantidade de informação vai depender do seu cartão. Existe de 2, 4, 6 ou 8Gb, se eu não me engano. Em termos práticos, isso também dá pra pouco tempo de filmagem, e em viagens longas você teria que comprar vários cartões de memória, o que acaba encarecendo sua máquina. Além do mais, e aí é opinião pessoal, eu não acho nada prático ficar levando aqueles cartõezinhos minúsculos e frágeis pra lá e pra cá, principalmente porque quando você compra um novo, eles não vem com caixinhas de armazenamento, e levar solto na bolsa é suicídio. Pra mim não era a melhor escolha.

A melhor forma pra mim é o HDD, ou seja, HD interno. Isso mesmo, a câmera armazena todas as informações dentro da própria câmera, sem necessidade de mídias externas. A vantagem disso é óbvia, de não precisar ficar carregando coisa pra lá e pra cá. A desvantagem é que a câmera pesa um pouquinho a mais. O tamanho da memória, como sempre, varia. Você encontra de 60, 80 ou 120Gb (acho que só esses, mas pode ser que tenha mais). Mas a maioria das câmeras oferece a possibilidade de colocar mais cartão de memória, caso o espaço acabe. Bom, eu acho 60Gb espaço mais do que suficiente pra uma viagem. São 15h de gravação, mais ou menos. Me mata se eu tiver que fazer caber 15h de gravação em 5 min de edição!!

Outra coisa que meu amigo me explicou é sobre o CCD.  O CCD é basicamente o sensor que recebe as informações de luz, que serão transformadas em imagens. Existem câmeras com 1 ou com 3 sensores. As com 1, possuem os receptores de R (vermelho), G (verde) e B (azul) tudo junto. Os que tem 3, possuem um receptor pra cada cor, deixando a sua imagem muito mais legal. As câmeras mais simples (sem ser full HD - já vou chegar lá) são raras de serem encontradas com 3CCDs, eu só encontrei uma da Panasonic, a NV-GS80.

Além de tudo isso que eu falei, ainda existem câmeras que filmam em definição de um televisor normal, e existem aquelas que filmam em full-HD, que não vai fazer a menor diferença caso você não tenha um televisor que não seja de alta definição.

Ou seja, na hora de fazer a escolha, você tem que associar o método de armazenamento, com a definição da filmagem (e me perdoem se eu não estou usando os termos corretos), com milhares de outras especificações que as câmeras possuem. Não é fácil. No meu caso, eu estava procurando uma que filmasse em HDD, não importando muito o tamanho do HD, e já nem estava mais interessada se ele tinha 1 ou 3 CCDs, já que 3 era difícil de achar. O full-HD não me interessava, já que minha tv não é de alta definição. Maaaas, quando eu achava que tinha achado a câmera perfeita, achei uma full-HD (e, logo, com 3CCDs), com 60Gb de memória, por quase o mesmo preço da outra que eu estava vendo (embora a outra tivesse 120Gb, mas eu não ia precisar de tanto). Acabei comprando essa. É uma JVC, o modelo dela é GZ HD5. Ainda não recebi, comprei pela internet e estou esperando ansiosamente a encomenda chegar. Comprei pela Plug Informática. Não posso avaliar a loja ainda, porque a câmera não chegou. Mas os preços dela são bem competitivos, e até agora o atendimento foi bastante satisfatório. O prazo de entrega é longo (de 10 a 15 dias), mas eu acredito que seja porque eles não tenham a câmera em estoque. Quando chegar, eu coloco aqui o que eu achei.

Edição:
A câmera que eu comprei na Plug Informática não chegou. A experiência completa tá aqui. Cancelei a compra e passei na Fast Shop. Comprei uma JVC Everio MG630. Ela é bem mais simples, não é full-HD e tem um CCD, mas é o suficiente pra o que eu preciso. Fiz alguns testes aqui em casa e ela me parece muito boa. Ainda não acabei de ler o manual (sim, eu leio manual) pra saber todas as funcionalidades dela, mas vi que ela tem umas coisas bacanas - que eu não sei se as outras têm -, tipo barragem de som do vento, ajuste manual no modo vídeo e foto, luz pra filmagens no escuro que funciona super bem, e outras coisinhas mais a serem exploradas. Estou contente com ela. Acho que será uma boa companheira de viagem.

No comments: