Thursday, January 14, 2010

Buenos Aires: comprando a passagem

Avalie: 
Enquanto a Thais decidia com o Alê se iam parar nos EUA ou na Itália no Natal/Ano Novo, eu estava sofrendo para tirar uma passagem aérea para qualquer lugar do mundo.

Minha mãe me deu carta branca para retirar um bilhete com as milhas Smiles dela. Como havia começado no novo emprego há apenas 9 dias e, portanto, não sabia se poderia emendar Natal + Ano Novo, decidi ir para um lugar bem pertinho do Brasil e que não precisasse de visto (até porque, não ia mesmo dar tempo para tirar um para qualquer lugar que eu quisesse ir).

Escolhi Buenos Aires porque, além das razões citadas acima e de a distância ser mínima (são só 3 horas de voo), tenho uma amiga portenha lá. A grana curta e a facilidade de ficar em casa de família pesaram.

Buenos Aires não tem "alta temporada". Portanto, longe de datas festivas, uma passagem classe econômica pra lá custa em média R$ 600 ida e volta, já considerando as taxas de embarque. Mas, no Natal/Ano Novo, esse preço praticamente dobra: cerca de R$ 1.300 ida e volta.

Para quem não tem dinheiro mesmo, retirar um ticket aéreo para o Brasil ou América Latina utilizando milhas Smiles compensa. Atualmente, para esses locais, você vai encontrar pelo menos 4 "preços" diferentes. Viajando pela econômica, o bilhete aéreo ida + volta mais barato que você pode conseguir sai por 12.000 milhas; já o mais caro sai por 40.000 milhas.

Há duas formas de resgatar um bilhete aéreo pelo Smiles: pela internet ou por telefone. Nas duas, é importante lembrar que a taxa de embarque não é contabilizada nas milhas e, portanto, você vai pagá-la via cartão de crédito assim que autorizar a emissão do bilhete. É bom reservar pelo menos uns R$ 200 para isso. E mais: se você é daqueles que odeia o mundo cibernético para bancos, compras e afins, lembre-se de que, optando por adquirir a passagem pelo telefone, você ainda vai pagar uns R$ 35 (se não me engano) de taxa de alguma coisa que até hoje não sei o que é.

Na minha opinião, há somente 2 casos em que vale a pena retirar a passagem para Brasil ou América Latina por 40.000 milhas ida + volta: se você quer muito viajar e não tem dinheiro mesmo e/ou se elas estão prestes a expirar. Para mim, o importante era passar o Ano Novo com o pezinho lá fora, seja lá onde fosse, pelo preço que fosse.

Uma alternativa interessante a qual eu espero nunca precisar recorrer são os ônibus rodoviários. Se você mora no Rio de Janeiro, em São Paulo, Florianópolis, Curitiba ou Porto Alegre, pode ir até Buenos Aires e Santiago do Chile tomando um ônibus da Pluma Internacional ou da Crucero del Norte. É uma alternativa infinitamente mais barata e os carros parecem ser confortáveis. Servem até almoço e jantar! Mas há que considerar que são cerca de 24 horas de viagem ou mais. Não sei preços nem horários de embarque. Coloquei o link, só para constar, mas não perca tempo fuçando os sites das duas companhias: são horríveis para essas informações. Melhor ligar e perguntar.

Como uma boa turista sem grana, com milhas quase vencendo e desesperada para fazer a primeira viagem internacional, no dia 15 de novembro de 2009 retirei pela internet mesmo Rio(Galeão) - Buenos Aires - São Paulo (Guarulhos) - Rio (Galeão). Custo total da passagem: 40.000 milhas + R$ 156,34 de taxa de embarque. Absurdo, mas minha mãe disse que podia, certo? ;)

Sou marinheira de primeira viagem nisso tudo. Assim, por via das dúvidas, copiei e colei as informações do voo num arquivo do Word e salvei no computador; também enviei por e-mail para mim mesma. Uns 5 minutos depois, chegou no meu Gmail uma mensagem do Smiles confirmando a retirada de bilhete. Então, mandei um e-mail com as informações do meu voo para a Lilly, minha amiga portenha, que garantiu que me buscaria no aeroporto na data marcada.

Meu coração ficou leve. Nem acreditei que, dali a um mês e 12 dias, começaria um novo ano... com os dois pés no exterior.

2 comments:

Fábio said...

To indo pra BsAs dia 6 :P

Amarílis said...

Fábio: continue acompanhando os posts então =) Será um posto por dia =)

Bjs!