Thursday, September 23, 2010

Oba! Itália e Reino Unido!

Avalie: 
É gente, agora é oficial! =D

Foi meio relâmpago: quinta passada soube que posso tirar férias em novembro; daí não hesitei, dei entrada no pedido e no dia seguinte comprei a passagem. São as minhas primeiras férias desde que comecei a trabalhar e, lógico, sei exatamente pra onde vou: passar 30 dias circulando pela Europa, já desconsiderando as datas de chegada/retorno.

Início, meio e fim
Já sei de cara onde começa e termina essa história:

Rio > Roma > Londres > Rio
pela Iberia (ida e volta, R$ 2.307,12).

Daí, depois de 2 anos aguardando a oportunidade, juntando dinheiro, lendo, estudando os locais e a bolsa de valores, me informando, recebendo informações expressas dos meus amigos de todos os cantos, montar o roteiro-base foi fichinha:

1 - Roma > É Roma, caramba!! Precisa de + alguma razão?! Ok, Pompeia é pertinho...
2 - Florença > porque é bella a Toscana; é terra de Lionardo DaVinci; lá existe Davi e segunda a Thaís, nada é tão impressionante; é base para bate-e-volta a Pisa e a Siena;
3 - Bolonha > porque as nights são boas; a gastronomia é famosa; tem a universidade mais antiga do mundo;
4 - Verona > onde morou Giulietta;
5 - Dublin > onde tenho amigos; e de onde partirei para ver os Cliffs of Moher, os penhascos mais admiráveis;
6 - Edimburgo > a cidade parece um parque de diversões;
7 - Londres > minha segunda terra natal do coração =)

Eu não gosto de viajar correndo, então pra essa segunda parte, incorporei à risca duas dicas do Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem. A primeira é que a Europa não pretende sair do lugar nos próximos anos, portanto, pra quê pressa? A segunda é evitar "ficar menos que dois dias em qualquer cidade, por menor que seja." Assim, já defini mais ou menos a quantidade de dias em cada um dos sete lugares acima, incluindo dias inteiros pra bate-e-volta e alguns passeios.

Meu ticket de trem pela Itália chega na segunda-feira agora, dia 28 de setembro - comprei ontem, pela Eurail.com, o Italy Pass 7 days in 2 months, por 217 euros já com taxa de seguro contra roubo/perda + taxa de entrega da Fedex na sua casa aqui no Brasil; para essa operação, siga as dicas da Thaís porque ajudam e muito - e assim que finalmente tiver em mãos os horários e a duração dos percursos, vou comprar algumas passagens de avião, reservar todos os albergues e aí compartilho detalhes com vocês.

Se eu tivesse mais uma semana de férias, certamente passaria 3 dias em Galway, na Irlanda (a cidade é base perfeita para passeios pelas Ilhas Aran e os Cliffs of Moher) e 4 dias em algum lugar dos Midlands ingleses.

Agora, se eu tivesse mais um mês, também incluiria uns 8 dias em Paris (Versailles, Loire, Euro Disney); 3 dias em Viena, na Áustria; 4 dias de ski nos Alpes Suíços; 8 dias no sul da França (Cannes, Juan-Le-Pins, Marseille).

Planejamento geral (à princípio)

* São 15 dias na Itália e 15 no Reino Unido;

* Sobre transporte, todos os trechos intercidades serão feitos na parte da manhã, devido aos horários de check-in/check-out. A Itália será totalmente explorada de trem. Por questões práticas, vou de trem de Verona pra Veneza e de lá pego o voo pra Dublin pela Aer Lingus (prima da Ryanair e da Easyjet). Voo pra Edimburgo também pela Aer Lingus e de lá possivelmente vou de trem para Londres.

* Sobre acomodação, decidi por albergues porque estou viajando sozinha e é legal ter companhia pra sair à noite. Pesquisei tudo no HostelWorld.com - falta só reservar.

* Sobre passeios, ainda estou a definir. Só não abro mão de ir aos Cliffs de Moher (tour de 1 dia partindo de Dublin) e assistir ao musical Fantasma da Ópera em Londres.

Aí, na boa: se essa logística toda der certo, vou pensar sério em trabalhar com turismo, hehe.


Estreia
Essa viagem é especial, porque é a minha 1ª vez:
1 - passando tanto tempo na estrada e tão longe de casa;
2 - transitando por várias cidades;
3 - ficando em albergues;
4 - em um país de língua inglesa (e italiana também);
5 - na Europa;
6 - pegando temperaturas tão baixas (0ºC a 10ºC);
7 - viajando completamente sozinha (exceto em Roma e Londres, onde tenho parentes e amigos);
8 - montando uma viagem.

Meus maiores temores by far
Acreditem se quiser: passar frio + não entender uma palavra do que os irlandeses falam, mesmo tendo sido praticamente alfabetizada em inglês.

Indispensáveis Companheiros de Viagem


Estou planejando tudo sozinha e em todo esse processo (que já dura 2 anos), tive a boa sorte de não só encontrar amigos super dispostos a ajudar mas também tenho lá meus guias de cabeceira.

O mais essencial é o 100 dicas para Viajar Melhor, do Ricardo Freire. Todas as perguntas que você vai fazer pra alguém são respondidas pelo Rick em um conteúdo super organizado. Quando eu perco o foco do planejamento, volto a ler esse livrinho. A leitura é rápida, você esgota em uma hora. Pra mim, mochileira iniciante, as melhores dicas estão no final: sites para reservar albergues, hoteis, pesquisar trens, voos, comprar tickets para diversas atrações etc. Sigo várias dicas dele nesta viagem, depois conto pra vocês.

Específico para mulheres que ainda estão tomando coragem pra colocar o pé na estrada desacompanhadas, o Viaje Sozinha, da Flávia Soares e da Maristela do Valle. As duas blogueiras já rodaram o mundo e trazem diversos depoimentos de leitoras, sobre TUDO, TU-DO. Tem até dicas de como arrumar mala compacta ou como fugir de malas sem alça em cada país! Excelente.

E, só à nível de inspiração, Comer, Rezar, Amar, de Elizabeth Gilbert (atenção: o ministério dos viajantes adverte que você pode querer largar tudo - emprego, família, faculdade etc - e correr pra botar o pé na estrada!).

Bem, com esses eventos inesperados, talvez precisemos dar um tempo na série do Rio de Janeiro... Em breve ela volta.

5 comments:

Anonymous said...

Delícia! Que inveja, queria muito estar no seu lugar! Aproveite demais e boa sorte!

Com o pé no Canadá said...

Uhuuuu! \o/

Fernando Borba said...

Nossa! 30 dias viajando é um sonho!
Você vai ter tempo para atualizar o blog e ir contando para nós leitores?

Amarílis said...

Ola a todos! Muito obrigada pelos incentivos =)) Realmente estou muito animada com a viagem, porque alem de estar realizando um sonho, vou concretizar um projeto antigo, de viajar documentando tudo!

Fernando: meu ideal eram 60 dias, viu... Mas devido ao trabalho, nao ha tempo habil. Nao sei se conseguirei atualizar o blog durante a viagem. =/ Mas fato que até a data da viagem e após meu retorno vocês vão saber tudinho!!! =D

thais said...

Eu cheguei à conclusão de que meu chefe parece o Davi. Mas ele está tããão longe da perfeição... hahaha