Friday, January 7, 2011

Itália 2010 – Bologna: a diversão começa agora (1)

Avalie: 

Todas as vezes que comentei com alguém “Vou passar por Bologna”, sempre recebi de volta aquele silêncio. Com razão, os mais indignados por eu ter escolhido passar um tempo em uma cidade fora do Top 10 destinos mais turísticos da Itália exclamavam: “Hã? Bologna?! O que tem pra fazer em Bologna, gente?!

Boa pergunta.
Se você digitar “Bologna” no Google, vai ver que a cidade não tem muito apelo turístico para construções ou monumentos.
Pra completar, eu estava vindo de Roma e da Toscana, que tiram o fôlego de qualquer um, e por isso minha primeira impressão não foi lá das melhores.
O que me salvou de uma possível depressão à bolonhesa (cuja causa é a simples “falta de atividades diurnas para me manter suficientemente ocupada”), foi ter decidido reservar apenas 1 único dia para explorar o local, usando-a como base para passeios bate-e-volta. “Dormir na cidade” não significa “ter que aproveitar seus dias por lá” e, no caso de Bologna, algumas horas bastam para visitar as principais atrações arquitetônicas.
Além disso, o pernoite é um dos mais caros da Europa, mesmo em albergue (falarei mais sobre isso no próximo post). Então, por que raios fiquei 4 noites aqui? Para experimentar a vida noturna – que começa às 22h e termina às 3h –, considerada bastante badalada aliás, especialmente às 3ªs e 4ªs. Bom, é o mínimo que se espera de uma cidade onde vivem... 200 mil alunos universitários.
Nota preventiva: dependendo do mês, suas noites podem ser tão frustrantes quanto seu dia (pense bem antes de ficar mais de um; depois não diga que não avisei). Eu não pisaria lá em julho, agosto, fim de dezembro e até meados de janeiro, quando todos estão de férias. Se estiver viajando sozinho(a) ainda por cima, é tentativa de suicídio. Na certa.
Essa história continua... Aguardem.
Antes daqui, passei por:

1 comment:

MARCELO COSTA KASPRZAK said...

OLÁ ! Estou seguindo seu blog ...
Sou um viajante, escritor e colunista de jornal. Estou escrevendo um livro sobre viagens com a idéia de incentivar e ajudar as pessoas a viajar. É o resultado de um grande sonho e projeto, além de muitas pesquisas; O sonho de conhecer as maravilhas que existem na terra ( lugares diferentes, exclusivos, únicos ou pouco conhecidos, além dos tradicionais ) e também a realização e comprovação de que é possível viajar ao invés da necessidade inerente e avassaladora comum de consumo dos seres humanos e das sociedades.
Tenho uma coluna no jornal site Paraná Online ( abaixo ) e já publiquei alguns textos em outros meios de comunicação. Estou ampliando a divulgação, pois tenho convicção que será um excelente livro de incentivo ao turismo e viagens, com roteiros e dicas importantes baseadas em experiências e argumentos contundentes de que viajar não é só para ricos e sim para aqueles que se esforçam e vêem o mundo como um só, com a possibilidade de cultura e conhecimento.

Viajar é opção de vida, pois a única coisa que se leva dessa vida é a vida que se leva, afinal você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você !Destaco que é importante despreendimento e coragem com mensagens positivas para aqueles que sonham em viajar ou ir a um lugar distante, pois a única coisa que ninguém lhe tira são as lembranças, essas são para sempre, nada mais ! E quem não gosta de viajar ? O problema é que muitas vezes as pessoas ficam presas em certos paradigmas pessoais a serem quebrados. Tudo isso aliado a um alerta ao que os seres humanos estão fazendo com nosso planeta. É também um ensino de como podemos atingir nossos objetivos através do pensamento, da atração, das percepções e emoções, aliados ao impulso de curiosidade inerente ao ser humano em desbravar, com a idéia de nunca deixar para depois o que se pode fazer hoje, porque viver é impreciso ... viajar é preciso !

Convido para visitar o site e o blog. Se por um acaso tiver interesse ou saiba de alguém que o tenha e queira fazer parceria em divulgação, já tenho alguns PARCEIROS expostos em minha primeira página do BLOG que está sendo muito visitado, no Brasil e no exterior por vários países e territórios por todos os continentes da terra como por exemplo Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Canadá, Chile, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Japão, Jordânia, Israel, Japão, Maurício, Maldivas, México, Moçambique, Noruega, Nova Zelândia, Peru, Portugal, Rússia, Polinésia Francesa, Uruguai, Venezuela, Vietnã ... e outros que talvez eu não me lembre agora ... ufa, rs.
Poderíamos trocar publicações colocando nosso links um no blog do outro, o que me diz ?

POR FAVOR, ENCAMINHE TAMBÉM AOS SEUS CONTATOS QUE GOSTEM DO ASSUNTO.

Muito obrigado.
Aguardo sua visita, seu comentário e seu retorno ...
Felicidades, paz, saúde, bons negócios, sucesso...e boas viagens !

Marcelo Kasprzak > www.omundoseuviaje.blogspot.com
“ O MUNDO É SEU VIAJE ! “ Para você que deseja conhecer o lugar dos seus sonhos !
“THE WORLD IS YOURS, TRAVEL !“ For you who want to know the place of your dreams !
COLUNAS > www.parana-online.com.br/canal/viagem-e-turismo
CONTATO > omundoseuviaje@hotmail.com