Saturday, January 22, 2011

Itália 2010 – Bologna: a diversão começa agora (4)

Avalie: 

Sair à noite na Europa. Taí uma atividade que eu adoro - e que, provavelmente, é do que mais sinto falta do Velho Mundo porque é uma liberdade só!
Em geral, o ritual lá consiste em sair de casa a pé até o primeiro bar, depois ir para um segundo bar e, quem sabe lá pelas tantas, terminar numa boate. Ou voltar para o primeiro bar, já que os lugares podem até bombar a noite inteira - mas em geral ficam badalados por apenas um período dela. O único inconveniente é que a festa acaba cedo: costuma ir das 22h às 03h.
Lá é tudo assim: pertinho, concentrado, seguro. Dá pra ir e voltar andando ou de transporte público. Ao contrário do Rio de Janeiro, onde o fluxo é um pouco mais complicado - a começar por ter que chamar o táxi para ir a um lugar específico. Vamos combinar: é bem mais legal sair por aí a esmo, parando pra verificar a temperatura de cada lugar.
O que fazer à noite em Bologna?
Resumindo minhas 4 noites em Bologna:
  • 07/nov (domingo): apenas 10 minutos depois de ter chegado em Bologna e no albergue, saio para jantar e fazer um tour noturno com um aficionado pela arquitetura da cidade: o designer gráfico belga Frederic, que eu nunca havia visto na vida.
  • 08/nov (segunda): cheguei tão tarde e cansada de Verona que apenas tomei uma minestra (sopa) no restaurante bem próximo ao albergue (não lembro o nome, mas fica na Via Montegrappa; esse vale a pena porque um dos garçons é um italiano de Nápoli apaixonante, simpático e lindo. Bem, pelo menos até dia 08/11/2010).
  • 09 e 10/nov (terça e quarta): me diverti até na área universitária, que começa nas Duas Torres, passa pelas ruas Via Zamboni, Via San Vitale, adjacentes e termina na Piazza Giuseppe Verdi (clique aqui para ver o mapa).
Até mesmo em Bologna, os lugares da moda mudam de tempos em tempos. Para saber onde estão rolando as festas mais quentes, antes de partir visite o site da Associação de Alunos Internacionais de Bologna, ESEG Unibo (em italiano), e inscreva-se para receber a newsletter deles em seu e-mail.
Devido a minha cara de pau combinada à generosidade de brasileiros, italianos, ingleses e belgas que conheci/encontrei em Bologna, nas últimas duas noites eu fui parar aqui:
* Soda Pops – nesse clube e bar subterrâneos, curti uma festa promovida pela ESEG Unibo com entrada gratuita e drinks também, até determinado horário. Onde: Via Castel Tialto, 6.
* Arteria – bar e clube subterrâneos, tem banda ao vivo e lá pelas tantas toca música de Nápoli (aquela canção animada que tocava em Terra Nostra, lembra?). No mínimo, você vai bater palmas. No máximo, vai dançar como um(a) típico(a) napolitano(a). Entrada gratuita. Onde: Vicolo Broglio, 1E.

* Ateneu – por favor: compartilhe agora quem tiver encontrado lugar mais barato do que esse para beber na Europa! Mais conhecido como 'Bar dos Shots de 1 euro', serve, obviamente, shots de várias bebidas por apenas 1 euro (a medida é aquele copinho plástico de cafezinho). Em frente está o famoso Café Paris, que opera no mesmo esquema – mas os drinks no Ateneu têm mais qualidade. O único banheiro do lugar não tem maçaneta nem tranca, o que torna tudo ainda muito mais... divertido. Popular entre os estudantes, fui lá 2 vezes, inclusive na minha última noite em Bologna. Aí estou eu, acompanhada dessa galera (Andy, Karine, Tisya, David, Marina e Rafa). Pena que ainda não bebia - ou teria aproveitado mais as ofertas a preço de banana. Onde: Via Zamboni, próximo a Piazza Verdi.
* VIP (ex-Kasamatta) – foi no banheiro desta boate que, por acaso, conheci as brasileiras Karine e Marina. Elas rapidamente me agregaram ao grupo de amigos delas – e nos divertimos muito pela cidade! Onde: Via Sampieri, 3.
* Pizza de abobrinha – no fim da noite, às 4h da manhã, nada como uma deliciosa fatia de pizza de abobrinha pra repor as energias! É a melhor pizza custo-benefício da madrugada, feita por italianos mesmo. Em qualquer outro lugar aberto a essa hora, as pizzas são feitas por pessoas de outras nacionalidades e aí perde o charme. Onde: Via San Vitale, praticamente em frente ao Soda Pops.
A diversão está só começando. Tem ainda muito chão pela frente...
Antes daqui, passei por:

No comments: