Thursday, December 1, 2011

Londres e Budapeste

Avalie: 
Voltei essa semana de uma viagem rápida à Inglaterra e Hungria. Fiquei 6 dias em Londres e 4 em Budapeste, e, resumindo, as duas cidades são fantásticas.

Gostei muito de Londres pela sua funcionalidade. Sinceramente não achei uma cidade encantadora. É uma cidade de trabalho, e é tão corrida quanto São Paulo. Sendo assim, ela precisa ser funcional. E é. Extremamente. Você consegue ir de qualquer lugar para qualquer lugar sem passar por grandes perrengues. Tudo é muito didático e as informações são fáceis de achar. Nos pontos de ônibus, você tem a informações de todos os itinerários de todos os ônibus que passam por ali, em quanto tempo passa o próximo e quais ônibus passam em qual estação do metrô. Se você está dentro do ônibus, ele vai te informando quais são as próximas paradas, assim você consegue saber onde você está e onde deve descer. O mesmo acontece no metrô. Aliás, o metrô lá é uma coisa de doido. Existem várias linhas, e com conexão com outros meios de transporte. Mas vou destrinchar isso melhor em outro post. É possível ir pra qualquer lugar da cidade de metrô. Mentira dizer que se chega rápido, porque às vezes pode ser bem demorado. Mas fato é que você chega, sem se perder e com certo conforto, já que o metrô londrino tem cadeiras estofadas.

Nas ruas existem plaquinhas indicando a direção das principais atrações ou de coisas importantes que estão próximas (como, por exemplo, um banheiro público). Ou seja, não tem como se perder. Dos dias que fiquei lá, não me lembro de ter pedido informação pra ninguém, porque todas as informações que eu precisava, a cidade tratava de me dar.

Além disso, Londres conta com um arsenal imenso de atrações. São inúmeros museus (muitos deles gratuitos), parques, lojas, prédios e feiras pra visitar, que em uma só visita é impossível de conhecer tudo. Nos próximos posts quero contar um pouquinho de tudo o que eu vi por lá, e espero poder dar alguma inspiração pra quem estiver planejando uma viagem a Londres.

Agora passando a Budapeste... ahhh, Budapeste é incrível. Talvez eu esteja um pouco contaminada pelo meu sangue parcialmente húngaro, mas na minha percepção Budapeste é uma cidade absolutamente incrível. Lá se respira artesanato e culinária. Onde você olha tem uma barraquinha de comida (e que comida!!), ou de vinho quente – o que deixava a cidade com um aroma super gostoso  –, ou de doce. Impossível não se matar de tanto comer, principalmente porque nessa época do ano é bastante frio (as temperaturas chegavam a ficar negativas). Isso tudo sem contar a cidade em si, com seus prédios antigos lindissímos, e é claro, o rio Danúbio cortando a cidade. Pode colocar Budapeste aí na sua listinha de "Lugares a serem visitados". Te garanto que você não vai se arrepender.



No comments: