Thursday, May 9, 2013

Projeto 36 em 360

Avalie: 

Sabe aquele momento na sua vida em que você sente que é o momento de ganhar o mundo? Você procura um objetivo, e descobre que esse objetivo é planejar uma viagem ao redor do mundo? Já sentiu isso? Pois bem, eu estou sentindo. E foi daí que nasceu (ou está nascendo) o Projeto 36 em 360.

A ideia começou "pequena" (e sem nome). Eu decidi que faria a Transiberiana e a Transmongoliana (os trens que vão de Moscou a Pequim), e com isso cruzaria a Russia e a Mongolia para chegar na China. Mas por diversos motivos a viagem foi tomando várias configurações na minha cabeça, e mudando e mudando, até que de repente ela virou uma viagem ao redor do Globo.

36 em 360? O que significa isso? 
36 países, em 360 dias (praticamente 1 ano), em 360º ao redor do globo, em todos os continentes, exceto a Antártica.

O problema:
Eu não tenho um real para bancar essa viagem. E esse pode ser um grande problema!! Além do mais, também não tenho ninguém que tope entrar comigo nessa enrascada, afinal de contas, os meus amigos também não conseguem bancar uma viagem desse porte (a gente é tudo pobretão, fazê o que? rsss).

A vantagem:
Eu já tenho uma certa experiência como viajante, e sou organizada. Logo, consigo planejar uma viagem belíssima.

A solução:
Bom, isso eu não vou revelar ainda. Vão ter que aguardar e acompanhar.

O que eu posso dizer é que essa viagem está sendo planejada, e tem um dead line de 2 anos para acontecer. Sim! 2 anos. Pode parecer muita coisa, mas para uma viagem desse porte é muito pouco, principalmente se isso envolve ter que economizar (muito) dinheiro.

Mais para frente eu pretendo fazer um site exclusivo do Projeto, mas enquanto ele toma forma, quero que vocês acompanhem comigo. Vou escrevendo aqui todos os passos, desde esse comecinho, quando ele ainda é um embrião. Vocês vão acompanhando quais são os países que vão fazer parte, por que eu escolhi eles, por que tive que excluir outros, por que deixei de escolher alguns tão legais, vão acompanhar as minhas descobertas sobre cada país, e tudo mais que eu conseguir coletar de informação. Se por acaso a viagem não der certo, pelo menos o blog vai ficar rechonchudo e vocês, bem informados.

Escrever aqui, além de fazer com que vocês possam me acompanhar, tem uma outra função: me OBRIGAR a fazer. Assim eu tenho um compromisso de postar sempre, e deixo a preguiça de lado.

É isso, então. Rezem por mim, eu sei que ainda está longe mas tudo tem que estar redondo. E espalhem a notícia. Quanto mais gente souber do Projeto, melhor (exceto minha mãe, que ainda não está sabendo. Desculpa, mãe!!). Se alguém souber de alguma informação ou tiver alguma dica legal, vai postando nos comentários, combinado?

Vou tentar postar com regularidade, provavelmente aos finais de semana. =)
Vejo vocês em breve.

Imagem via

9 comments:

Renata said...

Qual a solução para o problema ??? To curiosa ... rs

thais said...

Ah, Renata... segredo... hahaha. Na verdade não vou dizer nada por enquanto porque ainda não tenho certeza. Quando o projeto estiver mais amarrado eu conto.
Aliás, estou super devendo, né? Vou escrever mais esse fim de semana!

Renata said...

Oi, Thais.
Eu estou super pensando em fazer uma volta ao mundo também ... Mas são tantas coisas para avaliar.
Eu tenho um emprego maravilhoso, salário e benefícios ótimos, possibilidade de crescimento constante, pois é uma empresa nova que ainda está criando as áreas então vira e mexe tem coisa nova, com flexibilidade, divertido, conceito de empresa nova sabe ... Meu marido também está super bem, trabalha em uma excelente empresa, do lado de casa, tem um salário bom ... Minha família é muito antiga, daquele tipo que pai e mãe manda e filho obedece, a menina não pode viajar com o namorado, se sair à noite, dez horas tem que estar de volta, então eles não olhariam com bom olhos essa loucura também ... Meu pai é do tipo: guarde tudo que ganhar pensando no amanhã. Imagina se eu conto pra ele que vou torrar todas as economias em uma viagem ??? Acho que ele enfarta ... hahaha ... Mas também tem o meu medo de largar tudo e quando voltar não conseguir algo tão bom quanto tenho hoje ... Por outro lado, eu sou apaixonada pelo turismo !!! Na verdade, eu sou uma turismóloga (fiz a faculdade de turismo), porém nunca trabalhei na área teoricamente, fiz somente um estágio de um ano em uma agência e logo depois entrei na TAM, onde estou até hoje. Só que me frustrei com o mercado de trabalho e acabei fazendo Administração depois, e hoje trabalho na área financeira. Não é o que eu amo fazer, mas eu amo o salário que esse trabalho me proporciona, então fica difícil sair ... rs ... Eu procuro aproveitar o tempo livre para ler, assino a revista Viagem e Turismo, compro vários livros, na verdade tenho até uma mini biblioteca em casa. Toda vez que viajo vou ao consulado do país levantar informações, material ... É o que me dá prazer mesmo, sabe ... Só que de uns tempos pra cá, essa ideia de largar tudo e conhecer o mundo está ficando cada vez mais viva na minha cabeça ... Só que meu dead line é um pouco maior que o seu. Como sou recém casada (acabei de fazer um ano), ainda tenho muitas contas pra pagar (financiamento do ap, do carro, empréstimo, etc etc etc) ... Estou me programando para quitar tudo em dois anos (até 2015), e então ainda precisaria de mais um ano para juntar o $$$ da viagem. É bom porque terei bastante tempo para me programar e decidir se sim ou se não ... rs ... De qualquer forma, ano que vem começo minha programação. Dois anos para definir tudo exatamente (sou muito detalhista, quero que seja tudo perfeito), e um ano para comprar tudo com antecedência e que venha 2017 !!! Você vai quando ??? Achei muito legal seus posts e os comentários !!! rs ... Adorei a ideia do mapa mundi, já vou procurar um também, facilita bastante !!! É isso ... Um bju !!!

thais said...

Oi, Renata. Acho que esse seu comentário merece uma resposta um pouco mais... profunda, eu diria. Rola me passar seu email? Eu não tenho acesso. Depois eu apago.

Renata said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Van said...

Olá!!Adorei o projeto 36 em 360. Sempre quis fazer algo desse tipo!!Tb adoro mapas de papel, dá ideia de "pegar" o mundo com as mãos e é mais fácil de sair rabiscando. Confesso que quero saber como vc fará essa viagem com pouca grana, conta pra gente o segredo :)

Van said...

Olá!!Adorei o projeto 36 em 360. Sempre quis fazer algo desse tipo!!Tb adoro mapas de papel, dá ideia de "pegar" o mundo com as mãos e é mais fácil de sair rabiscando. Confesso que quero saber como vc fará essa viagem com pouca grana, conta pra gente o segredo :)

Van said...
This comment has been removed by the author.
thais said...

Oi, Van! Obrigada pelo comentário. Mapas de papel são mesmo o máximo, né?
Bom, sobre o meu segredo, vai ter que esperar mais um pouquinho. Por enquanto ele ainda é segredo pra mim também. Ainda não tenho a ideia super formatada na cabeça. Mas espero conseguir ter as respostas em um futuro não muito distante. =)
Beijo